10 c 1 

 

 Cadernos Poder Local

Autarquias - Regiões Administrativas,

Municípios, Freguesias - Que competências?

 

 



9 c 1

 

Cadernos Poder Local

40 anos da revista Poder Local:

uma História do Poder Local

 


Último número da Poder Local


Revista Poder Local nº 153

Que políticas para o poder local?

Dezembro 2015

Assinatura da revista

Preço da revista: 5,00€
(IVA incluído)

Em Maio de 1977 foi publicado o primeiro número da revista Poder Local.

Afirmando-se como a primeira publicação dedicada às questões da administração autárquica e do Poder Local, é hoje, decorridos quarenta e cinco anos, a única revista que continua a abordar de forma regular a problemática da administração democrática.

No seu primeiro número afirmava-se «nascida nas novas condições criadas pela Revolução de Abril e pela entrada em vigor da Constituição». E propunha-se «apoiar a construção do novo aparelho de Estado local, através do debate dos problemas e das soluções, da recolha e divulgação de experiências de gestão democrática, do estudo das condições concretas existentes em cada região, concelho ou freguesia».

Hoje os objectivos mantêm-se, continuando a Poder Local a assumir-se como revista de Abril, da afirmação da autonomia local e da defesa das garantias e direitos que são imperativos constitucionais.

Mantêm-se os objectivos mas evoluiu-se em meios. A partir de agora a Poder Local passa a estar disponível também em suporte digital, permitindo a todos o conhecimento do que foi produzido ao longo das suas 160 edições. E permitindo ainda quer a rápida edição, quer a actualização constante das matérias que ao Poder Local respeitem.

Revista para eleitos, técnicos e demais trabalhadores autárquicos, em luta pela autonomia e pela garantia de meios capazes de responder aos problemas que afectam as populações, a Poder Local será também um contributo indispensável para todos os que se dedicam ao estudo, à reflexão e ao conhecimento do que o poder local representa enquanto conquista de Abril e factor de progresso e desenvolvimento.

Revista que se pretende seja, igualmente e cada vez mais, a revista de todos os que querem contribuir para a resolução das carências que continuam a afectar, em muitos casos de forma agravada, as regiões, os concelhos e as freguesias do nosso País.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Realizou-se ontem em Sobral de Monte Abraço, no Cine-Teatro, uma sessão de formação do Projeto Porta 20, subordinada ao tema «Como transformar a sua ideia num negócio».

A sessão teve como objetivo reforçar a cooperação, parcerias e redes de apoio às pequenas e médias empresas no município de Sobral de Monte Agraço. Na abertura da reunião, perante mais de duas dezenas de participantes, o vice-presidente da Câmara, Luís Soares, teve oportunidade de salientar a participação do Município como entidade parceira e anfitriã do Projeto Porta 20 e de destacar a associação entre as várias entidades que se associaram para criar o espaço «Sobral E+ Apoio ao Emprego e às Empresas».

Porta 20 é um projeto promovido pela CPPME (Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas) com o apoio da Camara Municipal de Sobral de Monte Agraço. O Município de Sobral de Monte Agraço tem assumido um conjunto de medidas de apoio e incentivos à atividade empresarial, visando atrair empreendedores e investimento, designadamente a isenção de derrama para as empresas que se instalem ou alterem a sua sede social para Sobral de Monte Agraço, durante o ano de 2018 e a manutenção de uma taxa reduzida de 1% para empresas com lucros inferiores a 150 mil euros.

A atividade Sobral E+ visa incrementar a relação com os agentes económicos através do apoio e orientação de novos investimentos, dinamizar e promover ações de sensibilização e de esclarecimento sobre temáticas de relevante interesse, dinamizar medidas de apoio ao empreendedorismo, apoiar a capacitação do tecido empresarial local, potenciar a atividade económica e divulgar medidas de apoio e de financiamento existentes.

Devido ao elevado número de inscrições, a Câmara Municipal de Monte Agraço e a CPPME agendaram uma nova sessão formativa para dia 16 de abril, também no Cine-Teatro.