10 c 1 

 

 Cadernos Poder Local

Autarquias - Regiões Administrativas,

Municípios, Freguesias - Que competências?

 

 



9 c 1

 

Cadernos Poder Local

40 anos da revista Poder Local:

uma História do Poder Local

 


Último número da Poder Local


Revista Poder Local nº 153

Que políticas para o poder local?

Dezembro 2015

Assinatura da revista

Preço da revista: 5,00€
(IVA incluído)

Em Maio de 1977 foi publicado o primeiro número da revista Poder Local.

Afirmando-se como a primeira publicação dedicada às questões da administração autárquica e do Poder Local, é hoje, decorridos quarenta e cinco anos, a única revista que continua a abordar de forma regular a problemática da administração democrática.

No seu primeiro número afirmava-se «nascida nas novas condições criadas pela Revolução de Abril e pela entrada em vigor da Constituição». E propunha-se «apoiar a construção do novo aparelho de Estado local, através do debate dos problemas e das soluções, da recolha e divulgação de experiências de gestão democrática, do estudo das condições concretas existentes em cada região, concelho ou freguesia».

Hoje os objectivos mantêm-se, continuando a Poder Local a assumir-se como revista de Abril, da afirmação da autonomia local e da defesa das garantias e direitos que são imperativos constitucionais.

Mantêm-se os objectivos mas evoluiu-se em meios. A partir de agora a Poder Local passa a estar disponível também em suporte digital, permitindo a todos o conhecimento do que foi produzido ao longo das suas 160 edições. E permitindo ainda quer a rápida edição, quer a actualização constante das matérias que ao Poder Local respeitem.

Revista para eleitos, técnicos e demais trabalhadores autárquicos, em luta pela autonomia e pela garantia de meios capazes de responder aos problemas que afectam as populações, a Poder Local será também um contributo indispensável para todos os que se dedicam ao estudo, à reflexão e ao conhecimento do que o poder local representa enquanto conquista de Abril e factor de progresso e desenvolvimento.

Revista que se pretende seja, igualmente e cada vez mais, a revista de todos os que querem contribuir para a resolução das carências que continuam a afectar, em muitos casos de forma agravada, as regiões, os concelhos e as freguesias do nosso País.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Município de Vidigueira realizou, nos dias 30 e 31 de março de 2018 no Museu Municipal, o I Fórum Empresarial de Vidigueira, integrado na I Semana Empresarial de Vidigueira, cuja discussão se desenvolveu em torno da aposta no desenvolvimento dos territórios de baixa densidade e das políticas, ações e soluções para a criação de valor e riqueza no mundo rural.

A I Semana Empresarial de Vidigueira proporcionou o debate sobre os desafios que se colocam à dinamização da base económica e ao reforço da atratividade do território e, segundo a organização «impulsionou a identificação das melhores opções para o incremento crescente da inovação tecnológica e da diversificação económica nos domínios do setor agroalimentar e da economia do turismo».

O desenvolvimento e sustentabilidade do mundo rural e nos territórios de baixa densidade tem sido um dos grandes temas discutidos ao nível das estratégias de desenvolvimento nacionais, a propósito da programação financeira do Portugal 2020. Em 2018, o País continua a discutir problemas relacionados com a coesão e da sustentabilidade das regiões do interior.

Esta iniciativa decorreu no mesmo período do evento «Vidigueira Vinho», também organizado pela Câmara Municipal de Vidigueira, no âmbito da sua estratégia de promoção dos vinhos da sub-região vitivinícola de Vidigueira, além de outros produtos locais e da gastronomia tradicional. O programa integrou o Roteiro Gastronómico de Migas, exposição e venda de produtos agroalimentares, colóquios, provas de vinho, espetáculos musicais e animação.