A partir deste mês, o atendimento municipal vai ser efetuado em novos moldes. Num só espaço passa a estar concentrado o atendimento ao público dos vários serviços municipais. É o Balcão do Munícipe.


A abertura dos novos espaços de atendimento aos munícipes teve lugar dia 12 de dezembro, data em que se assinalaram os 40 anos das primeiras eleições para as autarquias locais. Para concretizar este projeto, a Câmara Municipal procedeu a diversas obras de renovação e beneficiação nos edifícios municipais, nomeadamente na Divisão de Administração Urbanística, nos Paços do Concelho, e nas Delegações Municipais de Alhos Vedros, Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, locais onde vão abrir os novos Balcões do Munícipe que funcionarão em rede, numa lógica integrada de partilha de recursos.


Os Balcões do Munícipe vão centralizar, de forma progressiva, a maior quantidade possível de procedimentos e serviços, permitindo que os munícipes que se deslocam à Câmara Municipal possam resolver todas as suas questões no mesmo espaço físico, desde o pagamento de águas, ao licenciamento de atividades económicas, passando pelas informações sobre questões urbanísticas. 


A criação dos Balcões do Munícipe tem como intuito aproximar a população da Administração Local, no âmbito da promoção da modernização administrativa e do reforço da capacidade técnica e motivacional dos trabalhadores.