O período de candidaturas à sexta edição do Festival Cantar Abril - Concurso de Música de Intervenção decorre de 2 de novembro a 31 de janeiro de 2017. O Festival é organizado pela Câmara Municipal de Almada desde 2007 e é hoje uma referência na cultura nacional.

Neste concurso bienal de música de intervenção, os participantes têm a possibilidade de recriar canções da resistência de autores tão importantes como Zeca Afonso, Fausto, Sérgio Godinho e José Mário Branco, entre outros, mas também de criar temas inéditos relativos ao tema da liberdade. 

Além do Prémio Carreira Carlos Paredes, que distingue com um troféu uma personalidade ou instituição de relevo do panorama musical português, aos vencedores serão atribuídos os prémios Adriano Correia de Oliveira (Recriação), Ary dos Santos (Poesia) e José Afonso (Tema Original). Uma homenagem a quatro nomes da música, da canção e da poesia de intervenção.

A 6.ª edição do Festival Cantar Abril – Concurso de Música de Intervenção foi lançada no dia 28 de outubro, no antigo cinema da Academia Almadense. O regulamento poder ser consultado na página de internet da Câmara Municipal de Almada.