10 c 1 

 

 Cadernos Poder Local

Autarquias - Regiões Administrativas,

Municípios, Freguesias - Que competências?

 

 



9 c 1

 

Cadernos Poder Local

40 anos da revista Poder Local:

uma História do Poder Local

 


Último número da Poder Local


Revista Poder Local nº 153

Que políticas para o poder local?

Dezembro 2015

Assinatura da revista

Preço da revista: 5,00€
(IVA incluído)

Em Maio de 1977 foi publicado o primeiro número da revista Poder Local.

Afirmando-se como a primeira publicação dedicada às questões da administração autárquica e do Poder Local, é hoje, decorridos quarenta e cinco anos, a única revista que continua a abordar de forma regular a problemática da administração democrática.

No seu primeiro número afirmava-se «nascida nas novas condições criadas pela Revolução de Abril e pela entrada em vigor da Constituição». E propunha-se «apoiar a construção do novo aparelho de Estado local, através do debate dos problemas e das soluções, da recolha e divulgação de experiências de gestão democrática, do estudo das condições concretas existentes em cada região, concelho ou freguesia».

Hoje os objectivos mantêm-se, continuando a Poder Local a assumir-se como revista de Abril, da afirmação da autonomia local e da defesa das garantias e direitos que são imperativos constitucionais.

Mantêm-se os objectivos mas evoluiu-se em meios. A partir de agora a Poder Local passa a estar disponível também em suporte digital, permitindo a todos o conhecimento do que foi produzido ao longo das suas 160 edições. E permitindo ainda quer a rápida edição, quer a actualização constante das matérias que ao Poder Local respeitem.

Revista para eleitos, técnicos e demais trabalhadores autárquicos, em luta pela autonomia e pela garantia de meios capazes de responder aos problemas que afectam as populações, a Poder Local será também um contributo indispensável para todos os que se dedicam ao estudo, à reflexão e ao conhecimento do que o poder local representa enquanto conquista de Abril e factor de progresso e desenvolvimento.

Revista que se pretende seja, igualmente e cada vez mais, a revista de todos os que querem contribuir para a resolução das carências que continuam a afectar, em muitos casos de forma agravada, as regiões, os concelhos e as freguesias do nosso País.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

mercado serpa

Maqueta do novo Mercado Municipal de Serpa / CMS

 

A Câmara Municipal de Serpa aprovou a proposta do projeto para a requalificação do Mercado Municipal, que visa a valorização global do espaço, solucionando as debilidades do atual edifício e melhorando as condições de funcionamento dos espaços comerciais.

Trata-se de uma intervenção que a autarquia considera prioritária, no âmbito dos investimentos previstos no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Serpa, que tem como objetivo «robustecer o Centro Histórico de Serpa, através do reforço da sua atratividade económica, turística e demográfica e do incremento da sua coesão funcional e social.».

O orçamento de execução da obra corresponde a um investimento de cerca de € 720 mil (mais IVA). O projeto ainda está condicionado aos obrigatórios pareceres das entidades externas e aos planos complementares, prevendo-se que o prazo de conclusão da obra seja de doze meses.