A inauguração da exposição «Pescadores de Setúbal – olhares do passado, desafios do presente», no antigo edifício da Lota, marcou no dia 10 a abertura da Semana do Mar – Setúbal 2016, que decorre até domingo.

semanadomar

Pormenor da exposição

 

A Semana do Mar, organizada pela autarquia e pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, vai ao encontro da estratégia de voltar a cidade para o rio.

A inauguração da mostra «Pescadores de Setúbal – olhares do passado, desafios do presente», organizada em parceria com a Setúbal Pesca e a Bivalmar, foi o primeiro evento da Semana do Mar 2016.

A exposição, repartida em duas salas, é composta por réplicas de barcos, aparelhos e instrumentos de pesca, documentos necessários ao trabalho dos pescadores, bem como fotografias e artigos de jornal sobre a atividade piscatória em Setúbal.

Visitas aos navios Sagres e Creoula e à caravela Vera Cruz, veleiros ao luar com street food e animação musical, passeios em embarcações tradicionais e palestras são outras iniciativas da Semana do Mar – Setúbal 2016, a decorrer até dia 16.

No dia 11, pelas 15h00, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe a palestra «Experiências Náuticas Surpreendentes», com Francisco Lufinha, que em 2015 bateu o recorde mundial da maior viagem de kitesurf sem paragens, ao percorrer a distância de 874 quilómetros.

Segue-se outra palestra, intitulada «Os primórdios da atividade portuária no Estuário do Sado – do período Fenício até à Idade Média», por Carlos Tavares da Silva, a realizar, às 17h00, no auditório da APSS, numa organização desta instituição em parceria com a Associação de Municípios da Região de Setúbal.

O segundo dia da Semana do Mar termina com um concerto da Banda da Armada, de entrada gratuita, com início às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi.

De destacar ainda no dia 15 a Regata Dia Mundial do Mar, das 10h00 às 14h00.

Está ainda prevista a realização de diversos workshops ao longo da Semana do Mar - Setúbal 2016.