A primeira obra do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano - Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) já começou. O PAMUS engloba dez grandes intervenções, repartidas pelas três freguesias do município de Sesimbra, num investimento total superior a dois milhões de euros, cujo financiamento é suportado em metade pelo Portugal 2020.
A primeira fase das intervenções centra-se nas zonas de Sampaio e Cotovia, e tem como objetivo a beneficiação e construção de passeios em várias artérias, de modo a garantir o acesso pedonal em segurança a todos os que utilizam estes percursos nas deslocações para as escolas, equipamentos e zonas habitacionais.
Num primeiro momento, com uma duração prevista de um mês, os trabalhos desenvolvem-se em duas frentes. A primeira, na Rua dos Casais Ricos, entre a Estrada Nacional 379 e a Travessa da Azinhaga Velha, e a segunda, na Rua do Areal, entre as ruas da Cotovia e Garcia de Resende.
Após esta fase, as obras prosseguem na Rua do Areal, no troço compreendido entre a Rua Garcia de Resende e a EN378, na Avenida D. Manuel Martins, desde o cruzamento com a Rua dos Casais Ricos até à Escola Básica do Castelo, e na Estrada da Faúlha, desde a Avenida D. Manuel Martins até ao Pavilhão Municipal de Sampaio.
Devido aos trabalhos, o trânsito será desviado por percursos alternativos, que estão sinalizados. No entanto, os moradores continuam a ter às suas habitações.