A Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova e a ARGO - Associação Artística de Gondomar assinalam os 150 anos da edição do romance «As Pupilas do Senhor Reitor», através da instituição da Bienal de Arte - Vila de Fânzeres e do o Prémio Júlio Dinis - Ilustração.

Esta iniciativa de natureza comemorativa, pretende ao mesmo tempo preservar a memória de um dos nomes maiores da literatura portuguesa, que passou pelo concelho de Gondomar, em particular pela Vila de Fânzeres, e também promover a produção e a fruição culturais. 

A Bienal na sua primeira edição contou com a participação de 38 obras de 19 artistas, tendo como júri, Professor Eugénio Henrique, da Fundação Júlio Resende, Dr. António França, diretor do Museu Júlio Dinis (Ovar), Marisa Silva, da Associação Artística de Gondomar, Acácio Carvalho, pintor e Onofre Varela, caricaturista.

As obras poderão ser vistas pelo público no Museu Júlio Dinis (Ovar), numa exposição cuja inauguração terá lugar no dia 20 de janeiro, pelas 16h00, e que poderá ser visitada até ao dia 17 de fevereiro.