A vereadora Sónia Lobo, defendeu, em reunião de câmara esta semana, a moção apresentada pela CDU, visando a reposição imediata das oito freguesias do município do Barreiro, como uma condição para a valorização do poder local democrático.

A CDU, proponente da moção, entende que a reposição das freguesias é a forma para melhor servir a população do município do Barreiro, tendo a sua extinção conduzido ao afastamento entre as populações e os órgãos autárquicos de freguesia, que se pretendem dinamizadores de serviços públicos locais de proximidade.

A vereadora da CDU lembrou que a reforma administrativa territorial autárquica executada em 2013 teve a oposição dos órgãos autárquicos locais e das populações e que não foi alcançado qualquer ganho na eficiência do trabalho das autarquias.

No plano nacional, a CDU considera que a extinção de centenas de freguesias, prejudicou a coesão do território, colocando em causa valores importantes como a igualdade e a participação democrática das populações.