No próximo dia 5 de junho, o Município de Peniche vai levar a cabo as comemorações do «Dia Nacional do Pescador». Esta celebração pretende valorizar o ofício e os contributos dos profissionais cuja atividade está ligada ao mar.

As comemorações terão início com o lançamento de foguetes, logo pelas 9 horas, seguindo-se um seminário às 10 horas, no auditório municipal, que incidirá sobre a fileira socioeconómica da pesca. O seminário contará com a presença da ministra do Mar.

Pelas 12h00, terá lugar a cerimónia de inauguração do Centro de Convívio da Acompanha CRL (antiga casa de trabalho das mulheres dos pescadores/ Ex - Traquinas), um projeto cofinanciado pelo PROMAR e pelo Município de Peniche. Segue-se o tradicional almoço-convívio em homenagem ao pescador de Peniche, servido na cantina municipal.

As festividades na Ribeira Velha, com a deposição de uma coroa de flores no monumento ao pescador, a cerimónia de homenagem ao Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Centro, bem como a tradicional sessão de fados.

O programa completo pode ser consultado aqui.