O Livro em Festa - Feira do Livro do Seixal esteve no Jardim do Fogueteiro, em Amora. A 12.ª edição da Feira do Livro do Seixal teve lugar entre o dia 22 de abril e o fim de semana passado.

Foi uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal do Seixal e da Junta de Freguesia de Amora, em parceria com a editora Página a Página - Divulgação do Livro, tendo como objetivo criar e incentivar hábitos de leitura. A Feira constituiu uma oportunidade de encontrar algumas novidades literárias e edições a preços convidativos, e conta também com um programa de atividades educativas e culturais.

A sessão de abertura da Feira contou com a presença de Jorge Gonçalves, vereador do pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Seixal, Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora, e elementos do seu executivo, Hugo Freire, da editora Página a Página – Divulgação do Livro, e Hélder Rosa, presidente da Associação de Coletividades do Concelho do Seixal.

Hugo Freire agradeceu o convite da Câmara Municipal do Seixal e da Junta de Freguesia de Amora e «a confiança que depositam em nós para realizar mais este importante certame do livro e da literatura no Seixal» e destacou o empenho do município na divulgação do livro e da leitura.

Manuel Araújo referiu que a localização da feira do livro, «numa zona central rodeada de algumas escolas, contribui para que os alunos passem por este espaço, se interessem pelos livros e ganhem ou mantenham os seus hábitos de leitura, porque não há nada como folhear um livro e ler uma boa história. Aliás, é para isso que esta iniciativa existe».

«O Livro em Festa – Feira do Livro do Seixal pretende criar e incentivar hábitos de leitura, à semelhança do trabalho que é realizado pela Biblioteca Municipal do Seixal e pelos seus polos de Amora e Corroios, e levar os livros às pessoas, em locais que habitualmente não os recebem. É uma forma de descentralizar a cultura», explicou o vereador Jorge Gonçalves.

O autarca afirmou ainda que o objetivo da iniciativa «é que seja vivida por todos, sobretudo por crianças e jovens, que participem nas atividades e percebam a importância da leitura, nesta feira que faz parte do nosso projeto cultural».