A Câmara Municipal de Vidigueira aprovou um plano de acção para gestão dos resíduos urbanos (RU) produzidos no concelho, no período 2014-2020 de acordo com políticas nacionais e europeias, a fim de proporcionar um melhor serviço à população.

O documento segue as directrizes da Agência Portuguesa do Ambiente e do sistema gerido pela Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL), do qual faz parte o município de Vidigueira. Na prática estabelecem-se metas para cada sistema de gestão de resíduos urbanos (RU) e o respectivo quadro de acções a desenvolver no período assinalado.

São quatro os eixos de intervenção definidos: prevenção da produção e perigosidade dos resíduos, incremento da recolha seletiva multimaterial, incremento de outras recolhas seletiva e incremento da eficácia e capacidade operacional. A sua implementação, diz a autarquia, depende da participação da população na separação na origem dos materiais recicláveis contidos nos resíduos e de apoio financeiro para os investimentos necessários.