manifcoimbra2

No final daquela tarde escaldante de Agosto, quatrocentas pessoas manifestaram-se exigindo que a administração de saúde garantisse, com urgência, o funcionamento em pleno da sua unidade de saúde. Os oradores sucederam-se. Uns apelando à luta, outros propondo iniciativas reivindicativas, marchas, deslocações com concentração à porta da administração de saúde, entre outras. Outros ainda relataram as suas experiências pessoais.

Continuar...

 5490036803 62c24655a1 o

A A23 é uma via essencial para a vida económica da Beira Interior, não existindo qualquer alternativa viável. Um percurso Torres Novas – Guarda sem passar pela A23 tem que percorrer os distritos de Santarém, Coimbra, Castelo Branco e Guarda, troços de estradas nacionais, caminhos municipais, caminhos rurais em terra batida, jardins públicos de vilas, praças e ruas principais de aldeias, num trajeto que demora, na melhor das hipóteses, cinco horas de viagem.

Continuar...

 IMG 3725

A Constituição da República Portuguesa, no seu artigo 64.º, garante que: “todos têm direito à proteção na saúde e o dever de a defender e promover” e explicita que o direito à protecção da saúde é realizado “através de um Serviço Nacional de Saúde universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito”.

Continuar...